top of page

SERÁ QUE VOCÊ É UMA ADULTA OU UM ADULTO

COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO?

Ainda é muito comum, no Brasil, que as pessoas adultas que têm AH/SD não saibam sobre sua condição. Este não-saber é fruto de uma história educacional que não tem enxergado os potenciais e os talentos. O momento de ter sido vista(o), na infância, passou despercebido. Mas nunca é tarde para saber sobre si mesma(o). Esta página fala sobre essa possibilidade. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ADULTAS E ADULTOS COM AH/SD

 

A invisibilidade na infância, na maioria das vezes, continua na vida adulta. Uma invisibilidade que, muitas vezes, se converte em sofrimento por não sabermos quem somos e menos ainda quem desejamos nos tornar. Também, por não sabermos o porquê de sempre termos nos sentido estranhas(os) e deslocadas(os) seja na família, na escola, no trabalho, nas amizades, nos interesses, no modo de viver...

 

Mas existe uma condição especial que a maioria das pessoas ainda desconhece: altas habilidades/superdotação!

Convido você a ler as descrições abaixo e a marcar quais delas você se identifica.

1. Diferem intelectualmente dos outros adultos e são mais sofisticados cognitivamente. São pensadoras(es) mais globais e têm a capacidade de generalizar e ver as complexas relações da realidade.

2. Têm uma capacidade aumentada de apreciar a beleza e o deslumbramento presente no universo. Profundamente experienciam a riqueza do mundo e veem a beleza das relações humanas, da natureza, das artes, etc.

3. Desejam trocar ideias com outras adultas e adultos com AH/SD e gostam muito de se engajar em intensas discussões intelectuais.

4. Têm uma urgência interna (autocobrança) de atender suas próprias expectativas e se sentem culpadas(os) se não conseguem se realizar mesmo que ninguém mais exija isso delas(es).

5. Seu senso de humor se diferencia dos demais e consiste frequentemente em piadas sutis, complexas provocações ou trocadilhos. Geralmente, pessoas com AH/SD consideram que suas piadas são recebidas com silêncio porque os outros não as entenderam.

6. Frequentemente, têm fortes sentimentos que abrangem muitas áreas da vida e têm dificuldades em entender o aparentemente inconsistente e contraditório comportamento dos outros. Adultas(os) com AH/SD podem ver a insensatez, a injustiça e o perigo de muitas atitudes públicas e na vida pessoal e é difícil compreender o porquê os demais parecem não ver nada disso.

7. Têm consciência das coisas. São hábeis em predizer consequências, perceber relações e prever problemas que são prováveis de acontecer.

8. Sabem com mais amplitude sobre o que está em jogo em certas situações e, por isso, pode acontecer de ser mais demorado para tomar decisões comparado aos demais. Fazem mais análises sobre a situação e ponderam elementos até então comumente ignorados pelos outros.

9. Geralmente, desenvolvem seu próprio método de aprendizagem e entendimento de conceitos, o que pode gerar conflitos com os demais que não usam nem entendem seus métodos.

10. Têm um sentimento comum de ansiedade, inadequação e necessidades pessoais. Buscam realiza-las tal qual qualquer outra pessoa.

11. Frequentemente, se sentem confrontados pelo problema de ter muitas habilidades em muitas áreas nas quais gostariam de trabalhar, descobrir e exercer. Ter que escolher uma só área de atuação pode ser um conflito contínuo.

12. São internamente dirigidos por sua superdotação e podem se sentir sobrecarregadas(os) pela pressão da sua criatividade. As AH/SD é como se fosse uma energia, uma necessidade de agir e realizar. É uma necessidade de excelência intelectual, criativa e física que vem da necessidade de construir um sentido para a vida, de compreender a existência e de criar um novo e melhor mundo.

13. Precisam de tempo para suas experiências internas e para compreender a si mesmas(os). Necessitam de contemplação, solidão e devaneios para a esclarecer seus pensamentos e sentimentos.

14. Relacionam-se melhor com pessoas que compartilham seus interesses.

15. Podem ter um círculo restrito de amigos ou, às vezes, somente uma amiga ou amigo. Mas as amizades são sempre muito significativas.

16. São pensadoras(es) independentes. Não concordam automaticamente com as decisões dos outros. Funcionam melhor em grupos participativos e democráticos que deem abertura para suas atitudes e ideias inovadoras.

17. Possuem fortes convicções morais e éticas. Muitas(os) usam seus talentos, insights e conhecimento para a melhoria do mundo.

18. Têm a compreensão da complexidade e da interrelação de temas globais e a capacidade de substituir soluções insuficientes por outras mais eficientes.

Será que você tem altas habilidades/superdotação?  

***

Gostaria de saber como é feita a avaliação psicoeducacional de AH/SD para adultas(os)?

Então visite a aba Serviços - Avaliação Psicoeducacional.

Quer ler mais sobre AH/SD na vida adulta? Ou mesmo saber porquê é importante você saber se é uma pessoa com AH/SD? Confira a aba Textos - Vida Adulta e AH/SD.

Fonte das imagens: www.google.com

 

Estas 18 descrições foram traduzidas de Lynne Azpeitia, "Are you Gifted?", por Patricia Neumann. Qualquer menção deve ser atribuída à autora e a tradução a este site. O original se encontra em: https://gifted-adults.com/characteristics-of-gifted-talented-creative-adults/

hori.jpg
hori.jpg
hori.jpg
hori.jpg
bottom of page