top of page

OBRAS LITERÁRIAS

Você gosta de literatura? Quer conhecer livros que trazem personagens com indicadores de AH/SD? Então aqui você encontra obras para todas as idades!

A MENINA SUPERDOTADA

Este livro aborda de modo leve e descontraído temas complexos e pertinentes aos sujeitos com altas habilidades/superdotação. Cinthya é a protagonista dessa belíssima história, uma garota de nove anos. Este fato deve ser celebrado, pois meninas e mulheres na área das AH/SD são pouco representadas, especialmente em pesquisas científicas. Destaca o ambiente familiar no qual, em um primeiro momento, a criança está segura, mesmo que não seja compreendida. Porém, em médio e longo prazos, o sentimento de segurança também muda. Cansa não ser compreendida o tempo todo! Aborda a questão da escola, ambiente teoricamente propício para quem ama aprender e aprende com facilidade. Entretanto, passa a ser lugar de sofrimento, especialmente pela insistência das pessoas tentarem colocar Cinthya em caixas com seus próprios padrões de normalidade. As ilustrações de Carla Irusta compõem uma parceria feliz com o texto de Carpinejar, pois conseguem capturar a sensibilidade da querida Cinthya. Leitura obrigatória para toda família, professoras(es), psicólogas(os) e pessoas que desejam acolher os sujeitos com Altas Habilidades/Superdotação.

Fabrício Carpi Nejar (Caxias do Sul, 23 de outubro de 1972), ou Fabricio Carpinejar, como passou a assinar a partir de 1998, é um poeta, cronista e jornalista brasileiro. É filho dos poetas Maria Carpi e Carlos Nejar. Ingressou, em 1990, no curso de jornalismo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde formou-se em 1995. Pela mesma instituição tornou-se mestre em Literatura Brasileira, em 2001. Lançou As solas do sol, em 1998. A partir desse momento une seus sobrenomes e passa a assinar: Carpinejar. Em 2003, publicou, pela editora Companhia das Letras, a antologia Caixa de sapatos, que lhe conferiu notoriedade nacional.

O MEU PÉ DE LARANJA-LIMA

 

Em O Meu Pé de Laranja-Lima, o autor narra a história de um menino chamado Zezé. Ele passa por muitas situações difíceis com sua família em que com pai desempregado, o sustento da casa fica a cargo da mãe que trabalha numa fábrica o dia todo. Devido às dificuldades financeiras, eles precisam se mudar para uma casa menor e no fundo do quintal havia um pequeno pé de laranja-lima. Zezé passa por muitas coisas e elas são narradas com intensa sensibilidade pelo autor. Zezé é um menino com profunda sobre-excitabilidade emocional e imaginativa. É um ótimo livro para qualquer idade e principalmente a quem deseja aprender mais acerca da sobre-excitabilidade.

José Mauro de Vasconcelos (1920-1984), nasceu em Bangu/RJ, mas tem origem nordestina. Sua infância extremamente pobre inspirou a escrita de Meu Pé de Laranja-Lima, em 1968. Escritor autodidata, sentia profunda necessidade de escrever e contar histórias. Em suas palavras: “Escrevo meus livros em poucos dias. Mas em compensação passo anos ruminando ideias. Escrevo tudo a máquina. [...] Escrevo a qualquer hora, de dia ou de noite. Quando estou escrevendo entro em transe. Só paro de bater nas teclas da máquina quando os dedos doem. [...] Sou um cara capaz de varar dias escrevendo até a exaustão” .

(Fonte: www.google.com)

O MISTERIOSO CASO DE STYLES

Em O Misterioso Caso de Styles, Agatha Christie inaugura um dos mais proeminentes personagens de ficção policial, o detetive belga Hercule Poirot. Ele ficou tão famoso que foi representado em filmes e séries e ocupa lugar em mais de 40 livros de autora. Poirot é altamente inteligente, observador, astuto, detalhista, excêntrico e (superdotado talvez?), bem como tem um método próprio para desvendar crimes, o que o diferencia de seus colegas. Neste primeiro livro, a dona de uma mansão morre, a princípio, de causa natural. É encontrada morta em seu quarto, o qual estava trancado por dentro. Contudo, suspeita-se que tenha sido envenenada e cabe a Poirot desvendar através de pistas contraditórias quem, dentre os moradores da mansão, teria cometido o assassinado. Seria o marido? Os enteados? A governanta? Eis o mistério não só neste, mas em muitos outros livros da autora!

Agatha Christie (1890-1976) nasceu na Inglaterra. Escreveu romances, contos, peças de teatro e poesias. Ela tem três recordes no Guiness Book: a autora mais vendida no mundo (mais de quatro bilhões de cópias em 103 línguas), maior peça de teatro em duração do mundo e o livro mais grosso do mundo com 30cm e 4.032 páginas. Tudo isso após seu primeiro livro, O Misterioso Caso de Styles, de 1920, ter sido rejeitado por seis editoras... Segundo ela, decidiu escrever ficção policial após sua irmã ter duvidado de que ela seria capaz. Tomou como um desafio e tornou-se uma das maiores escritoras do século XX.

CINCO SEMANAS EM BALÃO

Este livro de Julio Verne narra a aventura do professor, explorador e inventor britânico Samuel Fergusson que construiu um balão de ar quente em pleno século XIX, o Victoria, para atravessar a África de uma ponta a outra em cinco semanas! Samuel é um personagem altamente inteligente, talentoso e ávido por viver coisas que ninguém mais viveu. Muitas serão as situações vividas por ele e seus outros dois tripulantes em uma viagem totalmente desconhecida e cheia de perigos. Um livro para todas as idades que gostam do estilo aventura.  

Júlio Verne (1828-1905) foi além de um escritor, foi um visionário. Em sua vasta obra que reúne mais de 100 títulos, o gênero ficção científica acolheu sua profunda capacidade imaginativa de se apropriar da realidade e levá-la para além do quotidiano da vida comum. Em seus livros, Verne previu invenções ainda inexistentes em sua época, mas que vieram a ser construídas décadas depois pela ciência. Seu primeiro livro, Cinco Semana em Balão, foi rejeitado por 15 editores. Hoje, são inúmeras as adaptações feitas pelo cinema da obra de Verne e seus livros estão traduzidos em 148 línguas.

a menina sd.jpeg
meu pe de laranja lima.png
JULIO VERNE.jpg
bottom of page