top of page

Quem sou

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Olá! Eu me chamo Patricia e eu tenho a condição neurodivergente de altas habilidades ou superdotação. Eu soube disso aos 28 anos e muitas situações da minha vida fizeram sentido. Passei a compreender muita coisa sobre mim.

Minha superdotação é do tipo acadêmico-intelectual (para utilizar o termo de Joseph Renzulli) e na área de liderança, mas tenho também algumas habilidades em artes como hobbie. Minhas inteligências de destaque são a linguística, a lógico-matemática, a viso-espacial, a intrapessoal, a interpessoal, a existencial e a emocional.

Aplico estas inteligências em áreas nas quais elas podem ser melhor aproveitadas para meu bem-estar e também bem-estar de outros seres. O sentido da minha existência está em minha autorrealização e, com isso, realizar minha missão pessoal.

Minha missão é trabalhar com o conhecimento e, através dele, ajudar a construir uma nova Terra, um lugar melhor para mim e para todos os outros seres que habitam este Planeta.

Minha carreira:

Sou psicóloga (psicoterapeuta de orientação humanista), professora de filosofia e filósofa, mestra em educação e cientista na área de educação especial e inclusiva, com especificidade em altas habilidades ou superdotação.

Como cientista, na superdotação pesquiso inteligência emocional, fatores socioemocionais, sobre-excitabilidade, vida adulta, interseccionalidade e desenvolvimento humano, em especial a partir da Teoria da Desintegração Positiva (Kazimierz Dąbrowski) e suas contribuições. Além disso, desenvolvo instrumentos psicopedagógicos de caráter fenomenológico e quanti-qualitativos para identificar e avaliar superdotação.

Outras atividades que já realizei foram ser agricultora (trabalhei na agricultura até meus dezenove anos). Depois me tornei professora de inglês, francês, italiano e espanhol. Já fui tradutora e revisora de livros, já dirigi documentário, já fui escritora de prosa e já fui cientista na área de educação ambiental.

Se você quiser conhecer minhas publicações científicas e minha trajetória acadêmica, eis o link para meu currículo:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=56EB233791618B8640E933D2362E4216.buscatextual_0

Se você quiser conhecer meu trabalho nas artes, eis o link para um documentário produzido e dirigido por mim sobre a superdotação:

https://www.youtube.com/watch?v=ixjchBff3Cs&t=71s&fbclid=IwAR00-v_N8Mz1Mud_sDh0hyFcdiRprLw0W1KmRUbGczkFIAay4ZgqsT1TWVk

Minhas publicações sobre superdotação estão reunidas neste site na aba Textos.

Dentre muitos interesses, um especial são as línguas. Além da língua portuguesa, eu falo inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, polonês, russo e árabe.

 

Fora isso, muitas outras coisas fazem parte da minha vida. Gosto de trabalhos voluntários, de artesanato, de desenho, de culinária vegana e vegetariana (eu sou vegetariana, mas adoro os doces veganos... acreditem, são incríveis! rs), de tai chi chuan, de yoga, de jardinagem, de natação, de andar de moto... sou apaixonada pelos seres vivos, animais, plantas, pessoas...e também por outros seres como as pedras, a Terra e o universo!

Se você quiser entrar em Contato comigo, sinta-se à vontade.

snoopy.jpg
bottom of page