top of page

MINHAS PESQUISAS

 

Kazimierz Dąbrowski e Superdotação

Investigo a Teoria da Desintegração Positiva e suas contribuições para a SD. Dąbrowski foi um autor que discutiu com profundidade o desenvolvimento emocional de pessoas com AH/SD e descobriu o fenômeno da sobre-excitabilidade. Minhas pesquisas são especialmente voltadas à sobre-excitabilidade emocional, a qual relaciono com outros fenômenos socioemocionais e educacionais.

Para uma introdução às sobre-excitabilidades, vide aba Sobre AH/SD –  Sobre-excitabilidades.

Para um panorama sobre Dabrowski, vide aba Sobre AH/SD –  Modelos/Teorias nas AH/SD.

Para acessar artigos já publicados, vide aba Textos – Dabrowski e AH/SD.

 

 

Superdotação e Vida Adulta

A vida adulta é um grande tema no qual realizo diferentes pesquisas. Investigo fenômenos que envolvem, principalmente, o desenvolvimento socioemocional de adultas e adultos com SD.

 

Dentro da vida adulta, investigo também fenômenos em torno de identidades de gênero e sua relação com raça e classe. Em geral, trabalho com pesquisas qualitativas como estudos exploratórios e estudos de caso.

Para acessar artigos já publicados, vide aba Textos – Gênero e AH/SD e Vida Adulta e AH/SD.

 

 

Inteligência Emocional na Superdotação

Pesquiso inteligência emocional em adultas e adultos com SD. Esta é uma pesquisa longitudinal que realizei entre 2015 e 2020. Estudos longitudinais são aqueles que avaliamos algo ao decorrer do tempo, geralmente anos. Este estudo nos dá um mapeamento do desenvolvimento da inteligência emocional da amostra que participa do estudo. Na composição das publicações dos resultados tenho parceria com a cientista Poliana Vogel.

Um primeiro artigo desta pesquisa já está publicado: A Relação entre Idade e Inteligência Emocional nas Altas Habilidades/Superdotação (2016). Para acessar o artigo, vide aba Textos – Vida Adulta e AH/SD. Outros artigos podem ser conferidos na Aba Textos ou pelo LinkTree, na aba Contato.

bottom of page